+55 61 3344-5970
(61) 99349-1153
ÍNDIA
A Índia é uma das civilizações mais antigas do mundo, abrangendo um período de mais de 4.000 anos, e testemunhou a fusão de vários costumes e tradições resultando em uma variedade caleidoscópica e um rico patrimônio cultural. Há 67 anos, obteve sua independência e desde então vem experimentando crescimento socioeconômico, tornando-se autossuficiente na produção agrícola e um dos países mais industrializados do mundo. O fervor nacionalista do povo é a força por trás de tal desenvolvimento; a transformação da nação infunde um sentimento de orgulho nacional nos indianos.
O país é o 7º em extensão territorial do mundo, com sua área sendo delimitada pelo Himalaia ao norte e se estendendo até florestas tropicais no sul. Do rico Rajastão, terra dos marajás e seus palácios imponentes, passando pela reverenciada cidade sagrada hindu de Varanasi, até os safáris nos parques nacionais para ver tigres e outros felinos, a Índia é um lugar que surpreende e encanta pelas suas dicotomias.
O potencial dos programas de bem-estar, desenvolvidos através de séculos de sabedoria desta antiga civilização, tem sido aproveitado posicionando a Índia como um centro de Ayurveda, Yoga, Sidha, Naturopatia, etc., juntamente com a filosofia espiritual que tem sido parte integrante do modo de vida dos indianos.
Ao mesmo tempo em que cada estado tem seu próprio modo de expressão, como na arte, música, linguagem ou culinária, o indiano é profundamente arraigado ao sentimento de amor à sua nação e tem orgulho de sua civilização ancestral, o que mantém viva até hoje muitas tradições.
O que fazer
Entre seus maiores atrativos turísticos estão: Templo de Lótus e Túmulo de Humayun (Nova Délhi), Palácio Forte Amber (Jaipur), Templo Jain – Ranakpur e City Palace (Udaipur), Forte de Mehrangarh (Jodhpur), Rio Ganges (Varanasi) e, claro, Taj Mahal e Forte Vermelho (Agra).
Principais cidades e atrações para visitar na Índia:
Agra
Agra é uma cidade antiga que ganhou notabilidade durante o reinado dos Mongóis. É famosa por ser o lar de uma das Sete Maravilhas do Mundo, o Taj Mahal. O Taj é um monumento de tal elegância que é considerado sinônimo de beleza. Outro ponto de interesse é o Forte de Agra, uma imponente fortaleza nas margens do rio Yamuna, que é Patrimônio Mundial.
Délhi
Nenhuma outra cidade do mundo é como Délhi, a capital da Índia. Uma das cidades mais antigas do mundo, Délhi tem uma excelente integração entre a cidade velha, em Old Délhi, e a moderna, em Nova Délhi. Imponente e histórica, a cidade é um dos destaques incontestáveis do país, onde é possível encontrar uma série de sítios históricos, incluindo Red Fort, a Tumba de Humayun e Qutub Minar. A cidade é normalmente o primeiro porto de escala para aqueles que planejam visitar o norte da Índia.
Goa
Situada na costa oeste da Índia, Goa é um dos estados mais encantadores na Índia. Anteriormente uma colônia portuguesa, possui diversas atrações como praias com palmeiras, quilômetros de areias douradas, campos verdes exuberantes, um mosaico incrível de patrimônio cultural, magníficas igrejas, templos, fortalezas e monumentos, enfim, uma síntese cultural única do leste e oeste.
Jaipur
Chamada de “a cidade rosa” devido à cor das paredes da cidade antiga, é de fato um deleite visual. A cidade, que é o Santo Graal do turismo indiano, possui diversos monumentos mundialmente conhecidos, entre eles o Palácio dos Ventos ou Hawa Mahal, Palácio da Cidade de Jai Singh e Jantar Mantar Observatory, construído pelo fundador da cidade, Maharaja Sawai Jai Singh II, um homem famoso por seus talentos como político, astrônomo e matemático.
Jodhpur
Conhecida como a Cidade do Sol, porque o sol brilha ali todos os dias do ano, e como Cidade Azul, já que a maioria das casas na parte antiga da cidade está pintada de azul. Fortalezas e palácios, templos e havelis, cultura e tradição, especiarias e tecidos, cores e texturas, a indústria de artesanato em expansão, todos se somam para fazer esta cidade histórica merecedora de uma visita.
Udaipur
Frequentemente chamada de “Veneza do Oriente” e de “cidade dos lagos”. O Palácio do Lago, localizado no meio do Lago Pichola, é o melhor exemplo de maravilha arquitetônica e cultural. O grandioso City Palace, às margens do lago junto com o Palácio Monsoon na colina, realça a beleza desta magnífica cidade. Udaipur é também centro de artes e artesanato, famosa pelas suas pinturas em miniatura.
Varanasi
Considerada uma das cidades mais antigas no mundo, atraindo visitantes que desejam um encontro com o divino. Diz a lenda que quem morre ali será liberado do ciclo de vida e, portanto, é uma das cidades mais sagradas para os hindus.
Rishikesh
Conhecida como a “capital mundial da Yoga”, é um destino ideal não só para os peregrinos, mas também para aqueles que querem se aprofundar na meditação, yoga e outros aspectos de práticas antigas. A Semana Internacional de Yoga, que atrai a participação de todo o mundo, é realizada todos os anos no início de fevereiro, nas margens do rio Ganges.
Quando ir
Durante o inverno, de dezembro a fevereiro, o clima é seco e a temperatura agradável. É recomendável visitar a Índia entre o fim do outono (novembro) até a primavera (abril), evitando o período entre junho e setembro (verão), quando faz muito calor e chove diariamente (monções).
Clima na Índia
Varia bastante, dependendo da época do ano e da zona visitada, desde o árido deserto do Rajastão até as montanhas de Assam, comprovadamente a zona mais úmida do planeta.